5 de abril de 2013

LIÇÃO DAS ÁGUIAS

Lição das águias
1 - A águia é bonita, atrativa, perspicaz. Mas não é simplesmente pela sua beleza natural. É porque ela tem a capacidade de se autoavaliar e se reciclar constantemente. Chega um certo tempo de sua vida em que as penas da águia envelhecem e já não voam tão bem e nem são mais tão bonitas. Então ela sobe até um alto monte e arranca todas as penas velhas até que as novas nasçam novamente e ela consiga voar melhor e ficar mais bela.
Lição: Muitas vezes nós estamos cheios de "penas velhas" que precisam ser arrancadas de nossa vida para darem lugar a uma nova beleza, para melhorar nossa performance, para sermos melhores pessoas, e nem sempre temos esta capacidade de nos autoavaliar e reconhecer aquilo que precisa ser mudado.
2 - Há uma época da vida da águia em que o seu bico apodrece, envelhece de forma que ela não consegue mais pescar bem ou emitir os mesmos sons... sabe o que ela faz? Ela vai até uma grande pedra e bate com o seu bico velho na pedra até que ele se quebre e caia e dê lugar a um bico novo.
Lição: Nossa tendência é manter o mesmo "bico velho", não queremos mudar nosso discurso, não queremos evoluir nossas ideias, mudar nossos pensamentos não queremos espelhar um novo sorriso ou emitir sons mais belos. Usamos as mesmas frases feitas, as mesmas palavras amargas, ou dizemos "nasci assim já estou muito velho para mudar" ou "eu sou assim mesmo e pronto" ... Muitas vezes estamos precisando de um bico novo! Para viver uma nova realidade de vida.
3 - A águia é uma das poucas aves, se não a única que não anda em bandos... ela voa solitária e não acompanha bandos por isto é capaz de estar sempre subindo....
Lição: Não que sejamos uma ilha no oceano, alheios e alienados do mundo das pessoas, mas às vezes precisamos ser solitários em nossos conceitos e pensamentos para não seguir apenas por seguir a multidão, o que a massa pensa. Precisamos ter identidade própria, ideias próprias para estar sempre subindo... mesmo sabendo que precisamos uns dos outros para viver.
4 - Quando uma águia sente que o vento está muito forte ela dobra os joelhos e não tenta lutar contra o vento, ela deixa o vento lhe levar com a ajuda do vento ela consegue voar melhor. Lição: A maior demonstração de humildade de um indivíduo é quando ele se ajoelha. Às vezes é preciso ser humilde para reconhecer que precisamos "deixar o vento levar", que é mais fácil lutar a favor do que contra. Ser humilde não para concordar com tudo, mas para saber quando estamos precisando da ajuda "dos ventos", das situações. Ou apenas ter paciência de esperar passar a tempestade. 
 Abraços: Cida e Érika

4 de abril de 2013

TEXTO HUMOR

LÍNGUA PORTUGUESA - texto humor
Texto 1: No guichê da Rodoviária de São Paulo, o português presta atenção na forma como o brasileiro que está na sua frente pede uma passagem ao vendedor:
- Aparecida, ida.
Finalmente, chega a vez de o português pedir a sua passagem. Resoluto, certo de que aprendeu como deve proceder, ele se dirige ao vendedor:
- Ubatuba, uba.

Texto 2 Uma loira chega em uma certa loja e chama o vendedor:
- Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!
O vendedor responde:
-Minha senhora, não vendemos pra loiras.
A loira foi em casa, pintou o cabelo de preto, voltou à loja e chamou o mesmo vendedor:
-Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali!!!
O vendedor responde:
-Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.
A loira volta em casa e pinta o cabelo de ruivo. Volta à mesma loja e chama o mesmo vendedor:
-Vendedor, eu quero comprar aquela televisão ali.
O vendedor responde:
-Minha senhora, já disse, não vendemos pra loiras.
Aí ela pensa, pensa (isso é raro) e logo fala:
- Eu fui em casa e pintei meu cabelo de preto, depois voltei e pintei meu cabelo de ruivo, como sabe que sou loira?
O Vendedor responde:
- Por que aquilo não é uma televisão. É um microondas!!


Texto 3: Na escola, a professora manda um aluno dizer um verbo qualquer e ele responde:
- Bicicreta.
A professora, então, corrige:
- Não é “bicicreta”, é “bicicleta”. E “bicicleta” não é verbo.
Ela tenta com outro aluno:
-Diga um verbo!
Ele arrisca:
- Prástico.
A professora, outra vez, faz a correção:
- Não é “prástico”, é “plástico”. E “plástico” não é verbo.
A professora faz a sua última tentativa e escolhe um terceiro aluno:
- Fale um verbo qualquer!
- Hospedar.
A professora comemora:
- Muito bem! Agora forme uma frase com esse verbo.
– Os pedar da bicicreta é de prástico.

TEXTO 4:
Após a cirurgia;
- Doutor, entendo que você médicos se vistam de branco, mas porque essa luz tão forte?
- Meu filho, eu sou São Pedro


Observe e Leia atentamente os textos e explique a que se deve o humor contido neles.





ATIVIDADES DIVERTIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DIVERTIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – JOGOS, MURAIS, DITADOS E DINÂMICAS DE LEITURA.

ATIVIDADE 1
Ditado compartilhado

Pedir a cada aluno que escreva uma palavra no caderno.
Em seguida, pedir a cada um que dite a palavra que escreveu aos colegas.

ATIVIDADE 2

Ditado com dado
Pedir aos alunos que sentem no chão em círculo.
Estabelecer como será o ditado:

• escrever palavras com número de letras sorteado;
• escrever palavras com número de sílaba sorteado;
• escrever frases com número de palavras sorteado;
• começar jogando o dado no meio de círculo;
• o número que for sorteado será utilizado para a escrita.

ATIVIDADE 3
Ditado de antônimos
Você deverá ditar uma palavra e os alunos deverão escrever o antônimo dessa palavra.
Você poderá utilizar outras regras, pedindo que escrevam:
• sinônimo – coletivo – aumentativos
• plural – feminino- masculino etc.

ATIVIDADE 4
Ditado com palmas
Combinar com os alunos de bater palmas correspondendo:
• ao número de letras para escrever palavras;
• ao número de sílabas para escrever palavra;
• ao número de palavra para escrever a frase.
Os alunos poderão escolher as palavras que irão escrever contanto que correspondam às regras propostas.

ATIVIDADE 5
Ditado no chão
Fazer círculos no chão com números.
Combinar com os alunos que você dirá a eles terão de entrar no círculo que tenha o número de letras ou sílabas, conforme possam reescrevê-la no caderno.

ATIVIDADE 6
Ditado com as mãos
Formar pares de alunos.
Ao sinal de “já”, os alunos devem expor a quantidade de dedos que desejarem.
O outro par deve dizer uma palavra que correspondam à regra estabelecida.
Estabelecer com os alunos regras para a pontuação, por duplas ou por pares.
Exemplo Um dos pares expõe dois dedos. O outro par deve dizer uma palavra com duas sílabas: BOLA ou duas letras: PÁ, conforme seja combinado.

ATIVIDADE 7
Leitura compartilhada, em que cada um lê um pedaço
Fragmentar um texto em partes correspondentes ao número de alunos da classe e distribuí-las entre eles. Cada um deverá ler a parte que lhe couber.
Em seguida, pedir-lhes que montem o texto em sequência de modo que é coerente. Nessa atividade todos devem prestar bastante atenção na leitura dos colegas, para que possam realizar a atividade. O texto dessa atividade pode ser uma letra de música, uma parlenda, uma poesia, uma narrativa etc.

Exemplo:
Sou um pobre sapo
Que vivo a vida inteira
Embaixo de uma pedra no rio, aqui na beira
Parece uma tristeza viver a minha vida
Porem não troco por outra mais subida
Durante o frio durmo
Vem o calor desperto
E faço meus passeios no campo aqui por perto
Dizem que o sapo é feio
Mas não foi para o modelo
Que o sapo ao mundo veio
(texto de Nair Correa Guimarães)



ATIVIDADE 8
Escrita compartilhada
Escrever em uma folha. Era uma vez...
Pedir a cada aluno que escreva uma frase, dando continuidade à história.
A história acaba quando o último aluno escrever.
Em seguida pedir-lhes que façam a leitura do texto.
Propor esta atividade frequentemente, para que os alunos acostumem a dar coerência e coesão ao texto.

ATIVIDADE 9
Jogo de cartas para montar palavras e frases
Fazer cartas de baralhos contendo letras, sílabas e palavras.
Propor aos alunos que joguem da seguinte forma:
• Cada jogador recebe o número x de cartas.
Na sua vez, o jogador que tiver nas mãos cartas que formam palavras, sílabas ou frases poderão baixá-la na mesa.
Ao terminar de baixar, deverá jogar uma carta na mesa.
O próximo jogador poderá comparar a carta deixada pelo anterior ou simplesmente baixar suas combinações.
Quem terminar primeiro as cartas da mão, ou seja, bater, ganhará o jogo.
Também poderão ser aplicadas as regras de um popular jogo de cartas denominado buraco/canastra. 

ATIVIDADE 10
Dominó de letras, palavras e sílabas
Fazer peças iguais às de um dominó, mas com letras, sílabas ou palavras.
Pedir aos alunos que elaborem coletivamente as regras a serem aplicadas; ao
elaborem, seguindo as necessidades de escrita e leitura dos livros. As regras podem ser estas, por exemplo:

• letras com letras;
• letras com letras iniciais de palavras;
• sílabas com palavras;
• letras com palavras, etc.

ATIVIDADE 11
Mural de desenhos

Pedir às crianças para fazer um desenho caprichado e colocar nele uma moldura. Em seguida esses desenhos devem ser pendurados no mural.

ATIVIDADE 12
Mural de histórias
Pedir às crianças que escrevam uma história.O texto deve ser curto e escrito com letras grandes. Pedir que pendurem os textos no mural. Essa atividade pode ser em grupo.

ATIVIDADE 13
Mural de poesias
Pedir às crianças que escolham nos livros uma poesia que lhe agradem e, em seguida, façam para ela uma ilustração. Dizer que coloquem a poesia em uma moldura e a pendurem no mural. Não se esqueçam de criar a referência bibliográfica.

ATIVIDADE 14
Mural de piadas
Fazer um concurso de piadas. As escolhidas pela classe como mais engraçadas vão para o mural.

ATIVIDADE 15
Mural de histórias em quadrinhos
Trazer para a classe gibis, revistas em quadrinhos, trilhas do jornal e pedir às crianças que façam a leitura deste material. Em seguida, pedir que criem seus próprios personagens e façam seus quadrinhos para pendurar no mural.

ATIVIDADE 16
Mural de ditos populares
Escolher alguns temas como casa,criança animais ,plantas etc. e perguntar às
crianças se conhecem ditados correspondentes a eles. À medida que aparecem, discutir o significado de cada um. Por fim ,colocá-los no mural.

ATIVIDADE 17
Mural de notícias
O mural de notícias poderá ser diário, semanal, mensal como melhor lhes convier. Poderá também conter notícias vindas diretamente dos periódicos ou reescritas pelos alunos.

ATIVIDADE 18
Mural de enigmas
Os enigmas poderão ser colocados no mural semanalmente. A resposta deverá ser colocada na semana seguinte ao lado do enigma novo. Há muitas brincadeiras de o que é? o que é? que podem ser utilizadas para esta

atividade.
ATIVIDADE 19
Mural de dicas de saúde, higiene e beleza
Dividir os alunos em grupo. Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre os temas. Poderão ser usadas revistas específicas de saúde, de moda, de alimentação , bem como folhetos distribuídos em postos de saúde, almanaques, etc. As pesquisas podem ir para o mural diretamente ou ser reescritas pelas crianças.

ATIVIDADE 20
Mural frases célebres
Pesquisar com os alunos algumas frases célebres .Em seguida, registrar o autor e as condições de produção ( local, ano e por que foram ditas).Aproveitar as frases para contar um pouco da história da humanidade. Por fim ,pendurá-la no mural.

ATIVIDADE 21
Mural de listas temáticas
Pesquisar e pendurar no mural: receitas de alimentos, lista de material de limpeza, lista de brinquedos, lista de frutas, etc.

ATIVIDADE 22
Mural de jogos
Descrever jogos e brincadeiras de preferência já testados e pendurar no mural.

ATIVIDADE 23
Mural de anúncios
Incentivar as crianças a anunciar no mural: trocas de objetos, doação de animais, procura por objetos perdidos, buscas por informações ( pesquisas) etc.

ATIVIDADE 24
Mural de mensagens
Em datas comemorativas do calendário anual, incentivar as crianças a escrever
mensagens à comunidade escolar, enviar recados, parabéns aos aniversariantes, sugestões, bilhetes de amor, amizade, etc.

ATIVIDADE 25
Mural de orações
Não sendo a escola de cunho confessional, as orações devem ser sempre
diversificadas. Cada criança poderá trazer a oração que costuma fazer com a família ou sua comunidade. Procurar fazer com que a própria criança reescreva o texto a ser pendurado no mural.

ATIVIDADE 26
Mural de charges
Trazer para classe algumas charges publicadas em jornais, revistas e periódicos em geral. Incentivar as crianças a crias suas charges e pendurar no mural.

ATIVIDADE 27
Mural de dobraduras
O mural de dobraduras deverá conter a receita de como fazer. As etapas devem estar bem claras para que possam ser copiadas .Incentivar as crianças a criar historias a partir de dobradura.

ATIVIDADE 28
Mural de fotos
Pendurar fotos no mural, buscando sempre descrever sobre os personagens, a data e o lugar em que foram tiradas a história daquele dia, etc.

ATIVIDADE 29
Mural de moda
Pedir às crianças que façam um mural de moda contemplando épocas, pessoas, um guarda- roupa básico, estilos etc. As figuras devem ser acompanhadas de textos explicativos.

AS BULAS DE REMÉDIOS
Esta atividade auxilia:
• O conhecimento de mundo;
• A leitura coletiva;
• A ampliação do vocabulário.
Procedimentos:
Professor, você deverá trazer para a classe algumas bulas de remédios.
Pedir aos alunos que façam a leitura dessas bulas e registrem no caderno as observações sobre
o vocabulário, o formato, o tamanho das letras, etc.

OS RÓTULOS
Esta atividade auxilia:
• O conhecimento de mundo;
• O conhecimento de novos signos- código de barras, abreviatura de produtos
químicos, preços, etc;
• A leitura e a escrita coletiva; • A ampliação do vocabulário.
Procedimento:
Pedir aos alunos que façam um painel com rótulos de alimentos industrializados. Pedir-lhes que observem o conteúdo dos rótulos e comparem aqueles que têm mais informações com aqueles que têm menos informações.
Solicitar-lhes que elaborem, coletiva ou individualmente, um relatório de análise dos rótulos.

QUEBRA – CABEÇA DE LETRAS
Esta atividade auxilia:
• A descontração do grupo;
• O conhecimento da ortografia das palavras;
• A correção coletiva.
Procedimentos: Pedir aos alunos que, as letras abaixo, montem palavras referentes a partes do corpo; esta atividade deve ser em grupo.O grupo que compuser mais palavras deverá ser premiado. As palavras podem referir-se a partes do corpo de animais. Podem ser usados acentos e til. Poderão ser usadas letras móveis ou não. Os alunos deverão compor as palavras por escrito.

POESIA DO CORPO
Esta atividade auxilia:
• a socialização;
• a criatividade;
• o conhecimento da linguagem poética...
Procedimentos:
Pedir aos alunos que escrevam palavras quem rimem com cabeça, mão, pé, joelho, dedo, coração, ou outras que desejar. Em seguida dividir a classe em grupos e orientá-los fazer um verso sobre uma dessas partes do corpo. No final, todos juntos terão feito um poema sobre o corpo. Pedir aos alunos que escrevam o poema no caderno de poesia que já fizeram na atividade 9 (o acróstico).
Fonte: Aprender mais – Ensino Fundamental – Séries Iniciais SEE – Pernambuco 2011.



3 de abril de 2013

O OLHAR DO EDUCADOR

O olhar do professor


Ao mesmo tempo em que são sensores do corpo, os olhos são reflexos dele. ao mesmo tempo em que impactam, são impactados. é interessante a metáfora que há entre os olhos, com relação ao corpo e o professor, com relação à educação. os olhos percebem a luz e transmitem as informações das imagens ao cérebro que as transformam em conhecimento. o professor não pode sozinho gerar o conhecimento, assim como os olhos, mas é o mediador da sua concepção, podendo levar luz ou manter o educando na obscuridade. “se teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz”

Os olhos expressam as reações do nosso organismo como a dor, a alegria, a tristeza, o sorriso, a lágrima. há pessoas que sorriem com os olhos. dizem com os olhos o que não dizem com as palavras. os olhos são expressões das nossas emoções. com eles acolhemos ou rejeitamos, focamos ou ficamos dispersos. expressamos com o nosso corpo, em gestos, o que nossos olhos confessam, sem exigências de palavras.

Os olhos têm o poder de encorajar-nos, e ganham intrepidez na verdade. de quando em vez, desviam-se para ocultar enganos. insistem em olhar quando falam de amor; distraem-se, quando falam descompromissadamente. os olhos do aluno estão sempre mirados no professor e, em alguns momentos, mostram reverência. quando o professor retribui o seu olhar, o aluno constrói sua segurança. é a disponibilidade do olhar do professor para o aluno que encurtará a distância entre os dois.

Em todos os momentos da sua aula o professor fala ao aluno, mas nem sempre o escuta. seus gestos são sempre observados e, da mesma forma que ele deixa as suas impressões, o aluno deseja deixar as suas. se o professor é dinâmico, a turma dinamiza-se. se é divertido, a turma descontrai-se. se usar de carranca, as aulas tornam-se carrancudas. as impressões deixadas pelo professor podem virar digitais na identidade do educando, porque seus olhos observam o professor em toda sua maneira de ser. no espaço da sala de aula, o professor será o modelo. a responsabilidade, naturalmente, é bem grande.

Nesse contexto, é apropriado ao professor olhar o aluno com grande acuidade: o aluno não precisa ser sua imagem refletida, um amálgama seu. cada aluno é um ser único que precisa conquistar sua identidade. o respeito a essas diferenças é que formará a sua autonomia e o resgate da sua segurança para ser o que deve vir a ser. diferenças na educação são superadas pela maneira como o professor olha seu aluno. ele é o mediador em sala. decerto, quem deverá dar o primeiro passo, criando oportunidades para o enriquecimento das relações de aprendizagem.

Olhar com acuidade significa olhar com zelo, com percepção. olhar os olhos do aluno. não somente ver as coisas visíveis, mas as que ainda não foram reveladas. os anseios, ansiedades, dúvidas e sonhos, o que não se revela, muitas vezes, em palavras. o olhar do aluno é potencialmente revelador. quando descortinado ganham significância na relação com o professor.

Eugenio Cunha

Pesquisar este blog