ESCOLA MUNICIPAL
JOSUÉ COSTA – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURAPROJETO
DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
Secretária M. de
Educação e Cultura: Gilvanda Moreira de Carvalho
Secretária M. Adjunta de Educação e Cultura: Milene Aparecida Silva
Coordenadora do PNAIC e PIP: Maria Aparecida Carvalho Costa
Diretora/ Supervisora Pedagógica: Maria Terezinha da Silva
Professoras: Aparecida
Martins de Castro
Marli da Fonseca Lara
Maria Cleusa Tavares Barbosa
Vilda Gonçalves de Oliveira
Viajar
pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na
imaginação!
Clarice Pacheco
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: VIAGEM NO
MUNDO DA LEITURA
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração: Janeiro/2013
1.4 Período de Realização: Fevereiro a Novembro
/2013
1.5 PARCERIAS: D’Phascoal, SEMEC, Prefeitura Municipal, Biblioteca Antônio dos
Reis de Souza, Comércio Local, Câmara de Vereadores de Lagoa Grande
1.6 PÚBLICO ALVO: Educação Infantil ao 5º ano
2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos.
Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa,
mas de toda a categoria docente. A leitura
proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento
fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto
do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada
no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de
linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se
apoiam no significado daquilo que vêem.
Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai
conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos,
mas não vai chegar a uma compreensão efetiva
e o ato de ler se perde em sua essência. Infelizmente, é a leitura de decodificação que
tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente
observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades
corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas respostas a
questões sintático-semânticas, já que o ato de escrever está sendo reduzido apenas às
atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de
um nível de aprendizagem insatisfatório. Essa é uma realidade que deve ser combatida
urgentemente, em favor de uma educação
de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada, e não só
absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação. Em outro nível, a questão da leitura não deve
estar condicionada à ideia de que sua fomentação
está aliada somente à formação de alunos leitores. É necessário que todos
estejam envolvidos neste processo, pais
e professores. Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura e
escrita nos estudantes a partir da disseminação do projeto entre as famílias e
o educador, pois acredita-se que somente através do interesse da comunidade escolar como um todo é que se pode
alcançar um bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de
leitura e escrita se sobressaiam na busca do conhecimento.
2. OBJETIVOS
ü Oportunizar
aos alunos o contato com uma infinidade de gêneros textuais que colaboram com o
processo ensino-aprendizagem.
ü Promover
a alfabetização na idade certa por meio de atividades diferenciadas,
ü Erradicar
o analfabetismo, propiciando ao aluno a oportunidade de inserir no mundo da alfabetização
e do letramento;
ü Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
ü Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
ü Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita.
ü Estimular
o desejo de novas leituras;
ü Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia
e da imaginação;
ü Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
ü Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
ü Provocar a curiosidade e consequentemente, o
gosto e o hábito pela leitura.
ü Desenvolver
a linguagem oral;
ü Ler, ainda que de forma não convencional;
ü Fazer
com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que
foi lido e trabalhado.
ü Descrever
cenários e personagens;
ü Incentivar
o trabalho em equipe.
ü Identificar
títulos de histórias conhecidas;
ü Identificar
personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e
palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
ü Sistematizar
situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando
alternativas de acordo com seus pensamentos;
ü Identificar
soluções de conflitos presentes nos contos;
ü Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções
para os problemas de seu mundo real.
ü Desenvolver
o senso crítico e a criatividade.
ü Expressar-se
por meio de desenhos, pinturas e colagens;
ü Produzir
textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito,
refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma
culta.
3. METODOLOGIA: PLANO DE
AÇÃO
ü Reunião
com os professores (01/02/2013), para esclarecimentos sobre o projeto e pedido
de sugestões;
ü Iniciar
o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. ( Confeccionar
cartazes, suspense e motivação, apresentar o projeto),
ü O
cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e
repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
ü Os
alunos serão incentivados a trazerem
material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os
professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil,
histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema
específico.
ü Os
alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o
tema: “A Importância do Ato de Ler”,
ü Serão
também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de
frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
ü A equipe pedagógica fará o acompanhamento,
avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
4-SUGESTÕES DE
TRABALHOS COMPLEMENTARES:
1-
Educação
Infantil
ü Desenho Livre,
ü Reconto das Histórias,
ü folhear livros,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü artes,
ü Ouvir
história em CD,
ü História em DVD, etc.
2-
Primeiro ao
Terceiro ano: Ciclo Inicial de Alfabetização
ü Desenho Livre,
ü Reconto das
Histórias,
ü folhear livros,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü Artes,
ü Ouvir história em CD,
ü História em DVD,
ü Visita à Biblioteca,
ü Reconto de
histórias,
ü Interpretação de Texto.
ü Acróstico
ü Representações artísticas como: Teatro, festival de
música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; etc.
ü
Transformação
das histórias e textos explorados em
diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas,
bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,
3-
Quarto e
Quinto ano: Ciclo Complementar de Alfabetização
ü Seminários de leitura,
ü Desenho Livre,
ü Reconto das Histórias,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de Texto.
ü Acróstico
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü Artes,
ü Ouvir história em CD,
ü História em DVD, etc.
ü
Visitas
periódicas à Biblioteca;
ü Leitura compartilhada com os alunos;
ü
Debate em sala sobre as obras lidas;
ü Recontar as
histórias que mais se interessaram de forma oral e escrita;
ü Criar textos individuais e coletivos com descrição
das personagens;
ü Realizar estudos individuais e coletivos dos dados
contidos nas obras;
ü Promover recitais com premiação aos alunos
participantes;
ü Produções textuais que possibilitem aos alunos
criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade;
ü Representações artísticas como: Teatro, festival de
música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário;
ü Contação de
histórias.
ü
Fazer
ficha de leitura,
ü Transformação das histórias e textos explorados em diversos gêneros
textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de
reclamação, propagandas,
5. HISTÓRIAS:
ü A
Galinha que sabia ler; (Doação: D’Phascoal)
ü A
Praça é de Graça (Doação: D’Phascoal)
ü Muito
mais que um jardim (Doação: D’Phascoal)
ü Hoje
é dia de Teatro (Doação: D’Phascoal)
ü O
que há de bom... (Doação: D’Phascoal)
ü O
Rei dos canudinhos (Doação: D’Phascoal)
ü Zeca,
o dono dos direitos (Doação: D’Phascoal)
ü As
estradas de couro: Uma história sobre simplicidade (Doação: D’Phascoal)
ü O
duelo de fadas (Doação: D’Phascoal)
ü A
semente da verdade (Doação: D’Phascoal)
ü Livros:
Clássicos da Literatura
ü Livros/
textos: Folclore ( Mês de Agosto)
ü Gibis
( SEMEC)
6-
DATAS COMEMORATIVAS SOBRE LEITURA
MARÇO
12
de março - Dia do Bibliotecário
14
de março - Dia Nacional da Poesia
15
de março - Dia da Escola
20
de março - Dia do Contador de História
21
de março - Dia Internacional da Poesia
ABRIL
07
de abril - Dia do Jornalista
15-
Dia Mundial do desenhista
18
de abril - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
23
de abril - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor
JUNHO
E JULHO
10
de junho - Dia da Língua Portuguesa
25
de julho - Dia Nacional do Escritor
AGOSTO
22
de Agosto – Dia do Folclore
OUTUBRO
12
de outubro - Dia Nacional da Leitura
20
de outubro – Dia do Poeta
22
de novembro – Dia Internacional do Livro
23
a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
27
de outubro- Dia Internacional da Biblioteca Escolar
29
de outubro – Dia Nacional do Livro
29
de outubro - Dia Nacional do Livro
NOVEMBRO
22
de novembro – Dia Internacional do Livro
DEZEMBRO
8
de dezembro – Dia do Cronista
OBS:
Trabalhar outras datas comemorativas no decorrer do ano
7. RECURSOS
ü Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação
ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e professores que
executarão o Projeto no decorrer do ano de 2013.
ü Recursos
materiais: Livros doados pela D’Phascoal, textos diversos, gibis, livros,
revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
8-Avaliação/ Resultados:
O
projeto será desenvolvido por todas as disciplinas, durante o ano letivo. Cabe
a cada professor avaliar continuamente a melhoria do desempenho do aluno na
leitura, interpretação e produção escrita.
A
avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com
novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e,
consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A
avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns
aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o
desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e
escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com
ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto.
Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a
correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as
atividades propostas de acordo com os objetivos.
9.
CRONOGRAMA
O
Projeto de Leitura acontecerá de Fevereiro a novembro de 2013, sendo 2 aulas de
leitura semanais, sempre intercalada para que não seja interferido nas
disciplinas, bem como em seus conteúdos.
O concurso de Desenho, Frase e Produção de Texto acontecerá no mês de Novembro
durante as aulas, e os melhores
trabalhos serão premiados.
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo
tempo acompanhado."
Mário Quintana