ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ COSTA – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURAPROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
Secretária M. de
Educação e Cultura: Gilvanda Moreira de Carvalho
Secretária M. Adjunta de Educação e Cultura: Milene Aparecida Silva
Coordenadora do PNAIC e PIP: Maria Aparecida Carvalho Costa
Diretora/ Supervisora Pedagógica: Maria Terezinha da Silva
Secretária M. Adjunta de Educação e Cultura: Milene Aparecida Silva
Coordenadora do PNAIC e PIP: Maria Aparecida Carvalho Costa
Diretora/ Supervisora Pedagógica: Maria Terezinha da Silva
Professoras: Aparecida
Martins de Castro
Marli da Fonseca Lara
Maria Cleusa Tavares Barbosa
Vilda Gonçalves de Oliveira
Marli da Fonseca Lara
Maria Cleusa Tavares Barbosa
Vilda Gonçalves de Oliveira
Viajar
pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!
Clarice Pacheco
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!
Clarice Pacheco
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: VIAGEM NO
MUNDO DA LEITURA
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração: Janeiro/2013
1.4 Período de Realização: Fevereiro a Novembro /2013
1.5 PARCERIAS: D’Phascoal, SEMEC, Prefeitura Municipal, Biblioteca Antônio dos Reis de Souza, Comércio Local, Câmara de Vereadores de Lagoa Grande
1.6 PÚBLICO ALVO: Educação Infantil ao 5º ano
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração: Janeiro/2013
1.4 Período de Realização: Fevereiro a Novembro /2013
1.5 PARCERIAS: D’Phascoal, SEMEC, Prefeitura Municipal, Biblioteca Antônio dos Reis de Souza, Comércio Local, Câmara de Vereadores de Lagoa Grande
1.6 PÚBLICO ALVO: Educação Infantil ao 5º ano
2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos.
Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa,
mas de toda a categoria docente. A leitura
proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento
fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto
do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada
no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de
linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se
apoiam no significado daquilo que vêem.
Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai
conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos,
mas não vai chegar a uma compreensão efetiva
e o ato de ler se perde em sua essência. Infelizmente, é a leitura de decodificação que
tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente
observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades
corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas respostas a
questões sintático-semânticas, já que o ato de escrever está sendo reduzido apenas às
atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de
um nível de aprendizagem insatisfatório. Essa é uma realidade que deve ser combatida
urgentemente, em favor de uma educação
de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada, e não só
absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação. Em outro nível, a questão da leitura não deve
estar condicionada à ideia de que sua fomentação
está aliada somente à formação de alunos leitores. É necessário que todos
estejam envolvidos neste processo, pais
e professores. Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura e
escrita nos estudantes a partir da disseminação do projeto entre as famílias e
o educador, pois acredita-se que somente através do interesse da comunidade escolar como um todo é que se pode
alcançar um bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de
leitura e escrita se sobressaiam na busca do conhecimento.
2. OBJETIVOS
ü Oportunizar
aos alunos o contato com uma infinidade de gêneros textuais que colaboram com o
processo ensino-aprendizagem.
ü Promover
a alfabetização na idade certa por meio de atividades diferenciadas,
ü Erradicar
o analfabetismo, propiciando ao aluno a oportunidade de inserir no mundo da alfabetização
e do letramento;
ü Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
ü Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
ü Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita.
ü Estimular
o desejo de novas leituras;
ü Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia
e da imaginação;
ü Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
ü Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
ü Provocar a curiosidade e consequentemente, o
gosto e o hábito pela leitura.
ü Desenvolver
a linguagem oral;
ü Ler, ainda que de forma não convencional;
ü Fazer
com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que
foi lido e trabalhado.
ü Descrever
cenários e personagens;
ü Incentivar
o trabalho em equipe.
ü Identificar
títulos de histórias conhecidas;
ü Identificar
personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e
palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
ü Sistematizar
situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando
alternativas de acordo com seus pensamentos;
ü Identificar
soluções de conflitos presentes nos contos;
ü Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções
para os problemas de seu mundo real.
ü Desenvolver
o senso crítico e a criatividade.
ü Expressar-se
por meio de desenhos, pinturas e colagens;
ü Produzir
textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito,
refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma
culta.
3. METODOLOGIA: PLANO DE
AÇÃO
ü Reunião
com os professores (01/02/2013), para esclarecimentos sobre o projeto e pedido
de sugestões;
ü Iniciar
o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. ( Confeccionar
cartazes, suspense e motivação, apresentar o projeto),
ü O
cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e
repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
ü Os
alunos serão incentivados a trazerem
material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os
professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil,
histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema
específico.
ü Os
alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso de produções com o
tema: “A Importância do Ato de Ler”,
ü Serão
também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de
frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
ü A equipe pedagógica fará o acompanhamento,
avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
4-SUGESTÕES DE
TRABALHOS COMPLEMENTARES:
1-
Educação
Infantil
ü Desenho Livre,
ü Reconto das Histórias,
ü folhear livros,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü artes,
ü Ouvir
história em CD,
ü História em DVD, etc.
2-
Primeiro ao
Terceiro ano: Ciclo Inicial de Alfabetização
ü Desenho Livre,
ü Reconto das
Histórias,
ü folhear livros,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü Artes,
ü Ouvir história em CD,
ü História em DVD,
ü Visita à Biblioteca,
ü Reconto de
histórias,
ü Interpretação de Texto.
ü Acróstico
ü Representações artísticas como: Teatro, festival de
música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; etc.
ü
Transformação
das histórias e textos explorados em
diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas,
bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,
3-
Quarto e
Quinto ano: Ciclo Complementar de Alfabetização
ü Seminários de leitura,
ü Desenho Livre,
ü Reconto das Histórias,
ü Contação de histórias,
ü Interpretação de Texto.
ü Acróstico
ü Interpretação de histórias a parte de História
Muda,
ü Murais,
ü Artes,
ü Ouvir história em CD,
ü História em DVD, etc.
ü
Visitas
periódicas à Biblioteca;
ü Leitura compartilhada com os alunos;
ü
Debate em sala sobre as obras lidas;
ü Recontar as
histórias que mais se interessaram de forma oral e escrita;
ü Criar textos individuais e coletivos com descrição
das personagens;
ü Realizar estudos individuais e coletivos dos dados
contidos nas obras;
ü Promover recitais com premiação aos alunos
participantes;
ü Produções textuais que possibilitem aos alunos
criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade;
ü Representações artísticas como: Teatro, festival de
música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário;
ü Contação de
histórias.
ü
Fazer
ficha de leitura,
ü Transformação das histórias e textos explorados em diversos gêneros
textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de
reclamação, propagandas,
5. HISTÓRIAS:
ü A
Galinha que sabia ler; (Doação: D’Phascoal)
ü A
Praça é de Graça (Doação: D’Phascoal)
ü Muito
mais que um jardim (Doação: D’Phascoal)
ü Hoje
é dia de Teatro (Doação: D’Phascoal)
ü O
que há de bom... (Doação: D’Phascoal)
ü O
Rei dos canudinhos (Doação: D’Phascoal)
ü Zeca,
o dono dos direitos (Doação: D’Phascoal)
ü As
estradas de couro: Uma história sobre simplicidade (Doação: D’Phascoal)
ü O
duelo de fadas (Doação: D’Phascoal)
ü A
semente da verdade (Doação: D’Phascoal)
ü Livros:
Clássicos da Literatura
ü Livros/
textos: Folclore ( Mês de Agosto)
ü Gibis
( SEMEC)
6-
DATAS COMEMORATIVAS SOBRE LEITURA
MARÇO
12
de março - Dia do Bibliotecário
14
de março - Dia Nacional da Poesia
15
de março - Dia da Escola
20
de março - Dia do Contador de História
21
de março - Dia Internacional da Poesia
ABRIL
07
de abril - Dia do Jornalista
15-
Dia Mundial do desenhista
18
de abril - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
23
de abril - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor
JUNHO
E JULHO
10
de junho - Dia da Língua Portuguesa
25
de julho - Dia Nacional do Escritor
AGOSTO
22
de Agosto – Dia do Folclore
OUTUBRO
12
de outubro - Dia Nacional da Leitura
20
de outubro – Dia do Poeta
22
de novembro – Dia Internacional do Livro
23
a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
27
de outubro- Dia Internacional da Biblioteca Escolar
29
de outubro – Dia Nacional do Livro
29
de outubro - Dia Nacional do Livro
NOVEMBRO
22
de novembro – Dia Internacional do Livro
DEZEMBRO
8
de dezembro – Dia do Cronista
OBS:
Trabalhar outras datas comemorativas no decorrer do ano
7. RECURSOS
ü Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação
ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e professores que
executarão o Projeto no decorrer do ano de 2013.
ü Recursos
materiais: Livros doados pela D’Phascoal, textos diversos, gibis, livros,
revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
8-Avaliação/ Resultados:
O
projeto será desenvolvido por todas as disciplinas, durante o ano letivo. Cabe
a cada professor avaliar continuamente a melhoria do desempenho do aluno na
leitura, interpretação e produção escrita.
A
avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com
novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e,
consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A
avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns
aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o
desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e
escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com
ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto.
Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a
correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as
atividades propostas de acordo com os objetivos.
9. CRONOGRAMA
O
Projeto de Leitura acontecerá de Fevereiro a novembro de 2013, sendo 2 aulas de
leitura semanais, sempre intercalada para que não seja interferido nas
disciplinas, bem como em seus conteúdos.
O concurso de Desenho, Frase e Produção de Texto acontecerá no mês de Novembro
durante as aulas, e os melhores
trabalhos serão premiados.
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
Mário Quintana
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."
Mário Quintana
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