PAPEL DO ORIENTADOR DE ESTUDO DO PNAIC
Os Orientadores de Estudo são os formadores dos professores alfabetizadores e receberão um curso específico com carga horária anual de 200 horas, ministrado por uma universidade pública.
As principais atribuições dos Orientadores de Estudo são:participar dos encontros presenciais junto às Instituições de Ensino Superior (IES), alcançando no mínimo 75% de presença;assegurar que todos os professores alfabetizadores sob sua responsabilidade assinem o Termo de Compromisso do Bolsista;ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação;planejar e avaliar os encontros de formação junto aos professores alfabetizadores;acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores;avaliar os professores alfabetizadores cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos estudantes, registrando as informações no SisPacto;efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos professores alfabetizadores;analisar os relatórios das turmas de professores alfabetizadores e orientar os encaminhamentos;manter registro de atividades dos professores alfabetizadores em suas turmas de alfabetização;avaliar, no SisPacto, a atuação dos formadores, dos coordenadores das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados e nos municípios e do suporte dado pelas IES; eapresentar à IES formadora os relatórios pedagógico e gerencial das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores.
As principais atribuições dos Orientadores de Estudo são:participar dos encontros presenciais junto às Instituições de Ensino Superior (IES), alcançando no mínimo 75% de presença;assegurar que todos os professores alfabetizadores sob sua responsabilidade assinem o Termo de Compromisso do Bolsista;ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação;planejar e avaliar os encontros de formação junto aos professores alfabetizadores;acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores;avaliar os professores alfabetizadores cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos estudantes, registrando as informações no SisPacto;efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos professores alfabetizadores;analisar os relatórios das turmas de professores alfabetizadores e orientar os encaminhamentos;manter registro de atividades dos professores alfabetizadores em suas turmas de alfabetização;avaliar, no SisPacto, a atuação dos formadores, dos coordenadores das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados e nos municípios e do suporte dado pelas IES; eapresentar à IES formadora os relatórios pedagógico e gerencial das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores.
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