26 de março de 2013

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Algumas sugestões que podem auxiliar a prática pedagógica  junto aos alunos de baixo rendimento:

1. Manter uma rotina nas aulas (chamada sempre no início da aula/final da aula, colocar na lousa a data, assunto da aula e o material que será utilizado, reservar os últimos minutos para sintetizar o que foi visto)
2. Organizar e revisar toda a informação que o aluno deve ter para desenvolver a atividade da aula (mesmo sendo as mesmas informações que foram usadas na aula anterior)
3. Fornecer instruções bem detalhadas sobre as atividades que serão desenvolvidas
4. Sempre fornecer muitos exemplos para o mesmo conteúdo;
5. Sempre atentar ao fato de que os alunos precisam de exemplos concretos, pois em geral têm dificuldade para abstrair;
6. Realizar com frequência “estudo dirigido”;
7. Fazer constantes exercícios de paráfrase;
8. Dar atenção ao vocabulário;
9. Pedir a redação de pequenos parágrafos em vez de textos completos;
10. Incentivar os pequenos progressos;
11. Utilizar esquemas, sempre que possível, para explicar a atividade e os conhecimentos que foram utilizados;
12. As respostas das atividades realizadas oralmente devem ser transpostas para o caderno posteriormente;
13. O registro por escrito é muito importante, pois os alunos têm dificuldade para seguir e relembrar orientações feitas apenas oralmente;
14. Usar textos de diferentes gêneros (artigos de jornal, revista, contos, trechos de romances, histórias em quadrinhos, propaganda);
15. Sistematizar, por escrito, os conhecimentos e atividades desenvolvidas ao final de cada quatro aulas (resumo do que foi estudado).

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog