Ideias de Atividades para 1º ano: Tias Érika e Vânia
Trabalho com frases
- Destacar a palavra na frase;
- Trabalhar com a palavra destacada;
- Contagem do número de letras;
- Letra inicial e final;
- Recorte de gravuras;
- Montagem de palavras, tirando letras de revistas;
- Dividir a palavra em sílabas;
- Trabalhar foneticamente AS LETRAS alternando as vogais;
- Ditado oral e em sinais;
- Produção de texto com identificação de palavras;
- Música e poesias para destacar palavras;
- Dividir em sílabas;
- Destacar as sílabas;
- Ditado, das palavras, de forma oral e em sinais;
- Selecione algumas letras do alfabeto e mova-as para criar novos sons – e veja quais delas são palavras reais. Pratique sondando-as letra por letra, depois dizendo a palavra – por exemplo, ‘morcego faz a palavra morcego’. Comece com letras minúsculas, para não confundir seu filho com as duas formas de letras diferentes para cada som.
- Incentive seu filho a escrever seu nome e os nomes de outros membros da família em cartões ou em fotos. Uma vez que seu filho possa usar bem todas as letras, ele estará pronto para maiúsculas e minúsculas (maiúsculas e minúsculas).
- Incentive seu filho a escrever listas de compras ou cardápios de restaurantes para brincadeiras falsas.
- Aponte diferentes tipos de impressão quando estiver fora de casa com o seu filho – por exemplo, em placas de lojas ou cartazes de filmes.
- Peça ao seu filho para fazer um livro para você, com uma palavra em um lado da página e uma foto dessa palavra no outro lado.
Sugestões de atividades de leitura para alfabetizar
As brincadeiras também são ótimas atividades de alfabetização 1 ano – Roda da Leitura:
todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.
Segue dicas de Atividades 1 ano
Contando e Recontando a História:
momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda, causo ou caso (real).Caixinha de Leitura:
O professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha o que deverá ler no dia.O Painel de Leitura:
Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro e/ou texto por ele lido. Essa frase vai para o painel.Diversificando a Leitura:
Após a leitura do dia, o aluno apresentará o conteúdo utilizando varal, fantoches, teatro, dobraduras e outros.Caixa Surpresa:
Dentro de uma caixa várias frases e uma caixinha com palavras, onde o aluno escolhe a palavra e em seguida procura a frase em que a palavra se encontra, fazendo a leitura em voz alta.Receita mágica:
Pegue uma receita e peça ao aluno para fazê-la em forma de poema, declaração de amor, carta, recado etc. depois peça para ler com entonação adequada ao texto.Texto Rodízio:
Após trabalhar um determinado conteúdo, em círculo o professor entregará uma folha a cada aluno e pedirá que ele coloque seu nome e que escolha o título e comece a produzir um texto. A cada sinal do professor, os alunos passarão a folha para o colega da direita para continuar a produção até chegar a quem iniciou, onde ocorrerá a leitura e a correção do texto.Chuva de ideias:
Escolhe o tema ou área de conhecimento e pede para que os alunos relacionem palavras ao tema. Bingo de palavras: seleciona 30 palavras e escreva em um cartaz ou quadro, pegue essas mesmas palavras e escreva numa folha, recorte as palavras e coloque numa caixa. Numa cartela com nove espaços peça para que os alunos escolham 9 palavras e escreva nessa cartela, após a escrita.Mais sugestões de Atividades 1º ano
Atividade com bingo para alfabetização
Faça o bingo a partir das palavras que estão na caixa. Ganha quem marcar as 9 palavras primeiro.Bingo do alfabeto: fazer cartela de acordo com o número de alunos na sala de aula, de forma que cada cartela fique diferente, faça um alfabeto móvel e coloque numa pequena caixa para ser bingado. Ganha quem marcar a cartela conforme comando de cartela cheia ou quinta e assim por diante.
Atividades com nome próprio:
- Crachás;
- Bingo do próprio nome;
- Exploração dos nomes:
- leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
- Folha com todos os nomes para o aluno colorir, circular, recortar, colar, etc;
- Tesouros dos nomes;
- Dominó de nomes;
- Chamada no cartaz.
Apresentação do Alfabeto
- Apresentar as letras do alfabeto acompanhada com um sinal;
- (desenho)
- Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos;
- Bingo de alfabeto.
Crianças em idade escolar: atividades de alfabetização
Atividades de conversação- Jogue jogos de palavras que incentivem seu filho a aprender sons. Por exemplo, ‘Eu espio com meu olho pequeno algo começando com fff. O que você acha que eu estou olhando começa com esse som?
- Pergunte ao seu filho sobre palavras que rimam. Por exemplo, “Que outras palavras soam como carro?”.
- Peça ao seu filho para fazer uma combinação de som ou som e, em seguida, pense nas palavras com esse som. Por exemplo, “O que é um som engraçado? Mo? Que sons você pode fazer com mo? Gemido, luto, fosso … ‘.
- Fale sobre o passado. Peça ao seu filho para lhe dizer algo que gostava de fazer na escola naquela semana.
- Fale sobre o futuro. Diga ao seu filho o que você vai fazer no dia seguinte ou no fim de semana, ou peça a ele para lhe dizer o que ele precisa fazer antes de ir para a cama.
- Leia histórias e depois fale sobre elas. Pergunte: “Sobre o que foi essa história?” ou ‘Você gostou desse personagem? Por quê?’.
- Se revezam lendo. Você pode ler metade da página enquanto seu filho lê a outra metade. Você também pode apontar palavras únicas aqui e ali para o seu filho soar. Comece com palavras fáceis de pronunciar – por exemplo, palavras de duas e três letras.
- As crianças mais velhas adoram os livros do alfabeto – peça ao seu filho que lhe diga as palavras que começam com o mesmo som que a letra que você está vendo.
- Peça ao seu filho para fazer um livro de histórias com suas próprias fotos. Ela pode fazer isso em um computador ou com canetas e papel. Ajude-a a escrever as palavras ou pelo menos algumas das letras da história.
- Quando estiver fora, peça ao seu filho para escolher ou emitir letras ou palavras em outdoors, fachadas de lojas, placas de rua ou itens no supermercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário